DE ONDE VEIO O JEANS?

E se eu dissesse que o jeans não foi sempre esta peça versátil e confortável, como as peças da Parizi? É verdade! Antes de ser este item indispensável em qualquer guarda-roupa, o jeans, em meados do século XIX, foi criado por Levi Strauss, um francês que viu nos operários da época um grande negócio a ser explorado.

No auge da corrida do ouro americana, por volta do ano de 1850, os mineradores da ainda não explorada região oeste precisavam trocar suas vestes com frequência, devido ao grau de exigência física exigido para realizar a sua tarefa. Observando isso e sabendo da saturação no mercado de lonas da época, Levi Strauss pensou numa experiência para aliar estas duas necessidades e tentar resolver o problema dos mineradores e do mercado. O sagaz empreendedor alemão então confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía e as disponibilizou aos mineradores. O resultado? Sucesso absoluto! Estava criado o jeanswear e os trabalhadores  passaram a usar somente esta novidade para realizarem seus trabalhos mais árduos.

O sucesso do produto criado por Strauss foi imediato entre os mineradores, mas ainda existia muito preconceito em relação ao produto pelas camadas mais altas da sociedade da época. Na verdade, o jeans só começou a ser introduzido no dia-a-dia em meados do séc. XX. A peça não era utilizada por ninguém, a não ser os trabalhadores braçais de classes mais baixas, nem mesmo pelo próprio Strauss, que nunca usou uma calça jeans até o final de sua vida. Mas, assim como as camisetas, que eram tidas como vestimenta dos trabalhadores que descarregavam caixas de chá dos navios em portos como o de Maryland, o jeans causou grande choque ao ser colocado numa passarela pela primeira vez por Calvin Klein na década de 70, apesar de já ter sido introduzido no guarda-roupa de jovens nos anos 40. A aparição do jeans nas passarelas chocou muita gente, mas, depois disso, o item que já era tido como um símbolo de liberdade e rebeldia graças a astros do cinema, como James Dean e Marlon Brando, ganhou por definitivo o seu espaço na sociedade e nos guarda-roupas da população.

Sendo um item que, com certeza, nunca sairá de moda, o jeans vem evoluindo desde a sua criação, tanto no seu conceito e ideia quanto em seu próprio tecido. O jeans criado por Levi Strauss no séc. XIX era um item rústico, utilizado apenas por trabalhadores braçais para efetuar trabalhos pesados. Houve muita evolução, daquele tempo até aqui, para que o jeans se tornasse esta peça confortável, bonita e versátil que é hoje, e a Parizi traz pra você toda esta inovação, conforto e beleza, aliado sempre a um bom atendimento e preço justo para seufilhopoder brincar eaproveitar toda esta liberdade que só os jeans da Parizi podem oferecer!

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Escrito por:

    seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *