E o palhaço o que é?

“Hoje tem marmelada? Tem, sim sinhô
Hoje tem goiabada? Tem, sim sinhô
E o palhaço o que é?”

 E nos embalos da música de Carlos Galhardo, contamos um pouco sobre a história do palhaço.

Parizi Jeans - Coleção Outono Inverno 2016
Foto: Vladi Fernandes

A origem da palavra palhaço deriva do italiano paglia, que significa palha, revestimento usado em colchões. Ok, mas o qual a relação de palha e palhaço? Bom, as roupas dos palhaços eram feitas com retalhos dos panos de revestimento de colchões, tecidos grossos e listrados e era afofado em algumas partes com palha, por isso pareceriam colchões ambulantes.

“O gato bebe leite, o rato come queijo e eu… sou palhaço” – Pangaré interpretado por Selton Mello, ator e diretor do filme “O Palhaço”. Essa frase mostra todas as caraterísticas de um palhaço, ele é simplesmente a alma, é a própria pessoa mostrando sua ingenuidade e realidade.

IMG_0071
Foto: Vladi Fernandes

Quando se pensa em circo, logo vem a imagem de um palhaço acoplado, mas o palhaço pode atuar em outros ambientes e sempre será reconhecido. Existem relatos de figuras semelhantes a do palhaço desde 2500 a.C, no Egito Antigo. E inclusive tiveram um papel social importante ao lado de reis e imperadores.

São encontrados relatos de palhaços na Grécia, Roma, China e também civilizações americanas. O palhaço é um retrato muito poderoso, pois está presente em todas as culturas. E quando veste um nariz vermelho, demonstra sensibilidade e compaixão pelo próximo.

IMG_0332
Foto: Vladi Fernandes

A verdade é que a máscara de um palhaço só oculta um nariz e revela um ser humano, ela libera o encontra da criança interior, com o eterno resgate da inocência e improviso. Entra em contato com as coisas mais profundas, com o seu próprio ridículo. É como se o palhaço se sacrificasse em prol da humanidade.

Bora vestir um nariz vermelho? 😉

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Instagram Parizi Jeans!

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Escrito por:

    seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *