É tempo de Páscoa!

Uma das coisas que mais trazem alegria, é olhar o calendário e perceber que terá feriado, mas antes de sair pra comemorar, que tal entender o motivo da celebração?

Foto: Istock
Foto: Istock

Nesse domingo já temos um, a Páscoa ou também chamado de Domingo da Ressurreição, que é nada mais do que a celebração da ressurreição de Jesus, ocorrida três dias após sua crucificação, conforme relata o Novo Testamento. Essa é a data mais importante do ano litúrgico cristão e uma das mais antigas festas cristãs. A Páscoa acontece logo após a Quaresma, período de quarenta dias em jejum, orações e penitências; e sua última semana é chamada de Semana Santa, uma tradição que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo, iniciada no Domingo de Ramos, dia que inicia a Semana Santa.

Foto: https//mulherexcelente.wordpress.com/2012/04/03/ovos-de-pascoa-com/
Foto: https//mulherexcelente.wordpress.com/2012/04/03/ovos-de-pascoa-com/

E aposto que todos devem estar se perguntando qual é a relação da troca de ovos de chocolate com tudo isso, pois bem, nós explicamos. Antes mesmo do cristianismo se tornar uma religião, o hábito de presentear as pessoas com ovos de galinha pintados já era bastante comum, e o período que essa troca acontecia era, geralmente, na primavera.

Passaram-se muitos anos e esse costume manteve-se vivo por mais um longo período. Nesse interim, os povos realizavam rituais de adoração para Ostera, deusa da Primavera, que era normalmente representada na figura de uma mulher observando um coelho saltitante enquanto segurava ovos nas mãos. Podemos então relacionar três símbolos nessa imagem, a mulher, o ovo e o coelho, o que reforça o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos. Anos depois, esses símbolos entraram no conjunto de festividades cristãs. Com o passar dos anos os povos passaram a presentear as pessoas com ovos de ouro, até que o desenvolvimento na culinária foi tanto que a tradição mudou e se transformou em ovos de chocolate.

Foto: https://www.tumblr.com/search/ovo%20de%20chocolate
Foto: https://www.tumblr.com/search/ovo%20de%20chocolate

Os ovos de chocolate não são apenas mais baratos e calóricos, mas a semente de cacau também reforçou o ideal de renovação propagado nessa época.

Aaaaaah mas que feriado gostoso, doce e saboroso nos espera! Já que a tradição mudou, vamos seguir as regras a risca e comer muito chocolate hahah. Tem coisa melhor do que se lambuzar com chocolate junto de pessoas que amamos? Nãaaao! 😛

Foto: http/msmiley.tumblr.com/page/5
Foto: http/msmiley.tumblr.com/page/5

Nós da Parizi desejamos uma Páscoa recheada de coisas boas, com momentos agradáveis de alegria, fraternidade e renovação. Aproveite esse dia para se divertir com a família e comer muito chocolate. Feliz Páscoa!

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Instagram: @parizijeans

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Escrito por:

    seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *