É tanta fofura que não sabemos por onde começar! Um animal de estimação vai além de gatos e cachorros, existem inúmeras espécies e tipos de animais domésticos, mas hoje a Parizi vai te dar uma mãozinha com os cuidados com gatos, cachorros e passarinhos.

Quando assumimos a responsabilidade de cuidar de um animal ela não pode existir apenas no primeiro mês, o cuidado deve ser por toda vida do nosso melhor amigo pet. E o que consiste nessa tal “responsabilidade”? Levar para passear, recolher o coco na rua, trocar os jornais, colocar ração, colocar água, dar banho ou levar até o pet shop de sua confiança, levar ao veterinário para tomar vacinas, brincar e ufa! Quanta coisa! Pois é, temos que cuidar muito bem dos animais, por isso deve-se planejar bem a chegada de um animal no seu lar para que ele tenha os devidos cuidados merecidos.

Quando estamos comendo, gatos e cachorros geralmente fazem a mesma “carinha de dó” para pedir a nossa comida; e nós com o coração mole e bobo que temos, muitas vezes caímos nessas armadilhas. ALERTA! Se realmente gostamos dos nossos companheiros, não devemos fazer e dar tudo o que eles nos pedem. Alguns alimentos que nós, seres humanos, consumimos são muito prejudiciais aos animais, como por exemplo alho e cebola que podem deixar seu animal anêmico.

Outros exemplos de alimentos proibidos: chocolate – toxina, abacate – pode causar desarranjo gastrointestinal, café – danos ao sistema nervoso e urinário, uvas e uvas passas – pode causar insuficiência renal, massa de pão e bolo crua – dor ou ruptura intestinal, comidas gordurosas – desarranjo intestinal.
Pra quem achava que apenas no verão os cuidados eram redobrados, se enganou. A verdade é que os cuidados devem ser vigentes em todas as estações. Nossos animais sofrem com as repentinas mudanças climáticas e você deve ficar de olho para que ele não se prejudique. No verão, uma das dicas mais importantes, é se certificar do horário de passear, pois o sol muito forte castiga o cão. A hora do passeio é preferível na parte da manhã até as 10h e a tarde após as 17h, que o sol já não está tão quente e o asfalto não queimará os coxins, aquelas almofadinhas das patas. Nunca se esqueça de fazer pausas durante o passeio para hidratação e descanso na sombra. É importante lembrar que não devemos forçar demais os percursos que fazemos com nossos cães, principalmente os de focinho menor, que se cansam com mais facilidade que os outros.

Os gatos geralmente ficam estressados quando saem para passear. Já o seu bichano você deve deixar sossegado no seu lar.

No inverno os cuidados são um pouco diferentes, é importante mantê-los agasalhados porque também sentem frio e o banho é importante, mas pode ter dias mais espaçados entre eles e se possível, é melhor que tome banho no pet shop, porque lá eles estão mais preparados para lidar com qualquer contratempo. No frio o maior problema é a umidade e num pet shop eles serão bem escovados e secados corretamente para não surgir fungos que causam doença na pele. Além do inverno trazer o frio, também traz doenças e deve-se tomar cuidado para seu pet não contrair nenhuma delas, mantenha sempre o veterinário informado de qualquer sinal estranho para que seja tratado logo.

Já os pássaros tem um cuidado diferenciado, o momento da muda é um processo importante que consiste na mudança de plumagem, é nesse período que devemos complementar sua dieta com gorduras, proteínas, vitaminas, cálcio e hidrato de carbono. Não conseguimos afirmar uma data ao certo da muda, quando se trata de animais de estimação, porque vivem em ambientes com a temperatura controlada. Uma dica importantíssima é borrifar água duas vezes por semana para ajudar o pássaro.
É importante ficar atento as unhas também, se elas estiverem grandes demais, você pode corta-las tomando cuidado para não machucar, ou levar ao veterinário.

O importante é que um lar que tem um animal presente, é mais alegre e mais feliz. Caso você ainda não tenha um pet, estude, planeje a melhor forma, converse com seus pais e mostre toda a sua responsabilidade. O que não falta é feira de adoção para você querer adotar todos os pets! Agarre essa oportunidade!
Continue acompanhando o blog da Parizi para mais dicas. Instagram: @parizijeans
seja o primeiro a comentar