O que você quer ser, quando você crescer?

Essa frequente pergunta é o pesadelo de uns e o conforto de outros. Se você ainda não passou, com certeza passará por esse mar de dúvidas que é escolher a carreira que deseja seguir para sua vida.

Foto: Istock
Foto: Istock

Mas a verdade é que essa pergunta não deve ser levada sob pressão psicológica, deve ser algo natural e não como um fardo.

Nosso poder de escolha acontece muito cedo. Somos designados desde o primeiro ano do colegial a focar apenas no vestibular. Chega uma hora que não queremos ouvir nada a respeito, mas não tem como fugir, é preciso passar por todas as etapas da vida.

Para facilitar a escolha, perceba as matérias que você mais tem afinidades na escola, isso pode ajudar no processo de escolha. Para os que já tem certeza desde pequenos, é uma tarefa mais fácil, para quem ainda está em dúvida, existem vários meios de se encontrar. Os testes vocacionais são ótimos aliados em casos como esse. Alguns são feitos em psicólogos ou mesmo na internet. Claro que com um profissional qualificado, seu resultado será mais especifico e minucioso, na internet é mais abrangente, mas pode te ajudar a afunilar as opções.

Foto: http://lifeatucr.tumblr.com/post/47508978475/spotlight-welcome-to-cnas
Foto: http://lifeatucr.tumblr.com/post/47508978475/spotlight-welcome-to-cnas

Procure ler a respeito de como é o dia a dia do trabalho desse profissional e se possível, peça para acompanhar um dia de trabalho ou mesmo fazer uma aula experimental nas faculdades, para certificar-se de que é isso mesmo que você deseja encontrar.

A insegurança, o medo do novo, pode ser positivo nesse momento, porque é mais motivacional para encontrar soluções para essa questão. Porém, tudo com moderação, a ansiedade em excesso pode influenciar de maneira negativa. Reflita e busque a maior quantidade de informações para esse processo de escolha.

E é importante ter em mente que nunca é tarde para começar algo novo, se não gostar da faculdade que escolheu, não veja problema em começar outra. A vida é feita por tentativa e erro. Você sempre terá o conhecimento, mas pode sim, fazer outro curso e ser realmente feliz. Muitas vezes, uma faculdade complementa a outra e faz com que você se torne um profissional bem mais capacitado.

E depois da sua decisão, na verdade, durante sua decisão é preciso estudar muuuito e se dedicar ao máximo. 😉

Boa sorte, você pode tudo, é só querer!

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Instagram Parizi Jeans

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Escrito por:

    seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *